Destaques e Imagens
Ciência e Tecnologia

Alto-falante de grafeno produz som sem vibrar

Se você alguma vez pensou que o grafeno parece ser tão bom que só faltava falar, então não falta mais.
Ciência e Tecnologia

Aparelho retira água potável do ar usando apenas energia solar

O dispositivo não requer nenhuma entrada adicional de energia e é eficaz mesmo em níveis de umidade observados nos desertos.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Descoberta de cristal líquido quântico pode mudar futuro dos computadores

É o primeiro cristal líquido quântico 3D - um novo estado da matéria com aplicações nos computadores do futuro.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Androides e replicantes vão sonhar com ovelhas quânticas?

Livro que inspirou Blade Runner pode ter sido superado - androides não vão sonhar com ovelhas elétricas, e sim com ovelhas quânticas.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Maioria dos exoplanetas habitáveis pode não ter terra seca

Planetas na zona habitável de suas estrelas são provavelmente cobertos por oceanos em mais de 90% de sua área. [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Água é manipulada e limpa apenas com luz

Isso abre as portas para diversos tipos de tecnologia, da separação da água e do petróleo nas plataformas de perfuração até biochips mais versáteis.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Fibra óptica de semicondutor promete acelerar a internet

Um novo tipo de fibra óptica híbrida promete multiplicar a capacidade de transmissão de dados sem grandes revoluções na infraestrutura.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Objeto com massa negativa desafia as leis da Física

Empurre-o e, ao contrário de todos os objetos físicos no mundo que conhecemos, ele irá se acelerar na sua direção.
Ciência e Tecnologia

Maior sol artificial do mundo vai produzir hidrogênio

A gigantesca estrutura é capaz de gerar temperaturas de até 3.000º C, 10.000 vezes mais do que a energia do Sol que chega à Terra.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Telhado extra dá eficiência energética à casa

Usar fontes renováveis de energia e aproveitar as variações naturais do clima parece ser uma resposta adequada, mas falar é mais fácil do que fazer.  [ Veja mais ] .

Superlaser da Estrela da Morte pode ser construído com diamante

O superlaser concentrado visto em Guerra nas Estrelas pode não ficar restrito à ficção científica.  [ Veja mais ] .

Brasil testará avião hipersônico em 2020

O avião experimental atingirá uma velocidade de 12 mil km/h, ou 3 km por segundo - uma velocidade dez vezes mais rápida que o som.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Cerâmica fabricada a frio é mais forte que concreto

Eliminando completamente os fornos, a cerâmica é fabricada imitando o processo natural de formação das rochas.
Ciência e Tecnologia

Pronta primeira máquina quântica de pagamentos

No sistema de pagamentos sem contato e sem fios, mesmo os cartões colocados nas maquininhas atuais são descartados.  [ Veja mais ] .
Ciência e Tecnologia

Experimento desafia compreensão do que é a luz

A descoberta também é significativa porque coloca limites na resolução espacial e no próprio conceito de espaço.