Eletrônica

Nova técnica para gerar cristais fotônicos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/07/2002

Pesquisadores da Universidade de Toronto (Canadá) descobriram uma nova técnica para formar minúsculos cristais perfeitos, que possuem alta qualidade ótica, uma descoberta que poderá levar a uma nova era de computação ultra-rápida e redes de comunicação que utilizam fótons ao invés de elétrons.

Estes cristais, chamados cristais fotônicos, poderão aumentar grandemente a velocidade e largura de banda em sistemas de comunicação, disse o professor Geoffrey Ozin, do Departamento de Química e líder da equipe que fez a pesquisa.

"Todas as promessas do que os cristais fotônicos poderão fazer, em termos de guiar a luz e curvá-la em espaços minúsculos, poderão ser conseguidas com a montagem de padrões de cristais fotônicos micrométricos, tudo em um mesmo plano." disse Ozin. "A descoberta possivelmente representa um passo rumo ao desenvolvimento de componentes óticos miniaturizados, que farão a próxima geração de sistemas de comunicação e computadores óticos."

A técnica, descrita no número de Junho da Advanced Functional Materials, grava padrões microscópicos, geometricamente e espacialmente bem definidos. A superfície assim esculpida é então mergulhada em uma solução alcoólica carregada de microesferas sintéticas. Estas microesferas preenchem os canais esculpidos no material, formando microestruturas precisas. Estas microestruturas são os cristais fotônicos. Os cristais têm a capacidade de agir como minúsculos componentes óticos para dirigir fótons em circuitos óticos, da mesma forma que semicondutores dirigem os elétrons em circuitos eletrônicos.