Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

AMD anuncia progresso na fabricação de chips

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/04/2003


A AMD, a segunda maior fabricante de microprocessadores para computadores pessoais do mundo, anunciou uma descoberta que, segundo a empresa, irá determinar como uma nova geração de chips será produzida.

A pesquisa, que será integralmente apresentada somente em Junho, permitiu a criação e demonstração de um novo transístor (a unidade básica de um chip) que é até 30% mais rápido que qualquer outro já produzido em laboratório. O novo transístor é fabricado com uma técnica proprietária da empresa, genericamente definida como "Fully Depleted Silicon-on-Insulator".

Em uma pesquisa relacionada, os pesquisadores da AMD também construíram um transístor de silício expandido entre 20 e 25% mais rápido dos que os similares já produzidos, utilizando-se de portas metálicas.

A empresa afirma que as duas descobertas são um marco no desenvolvimento de seus microprocessadores, e irão permitir a continuidade de seu desenvolvimento e permanência na disputa pelos primeiros lugares nesse mercado bilionário.

Mas não se trata de uma descoberta que possa ser imediatamente incorporada ao processo produtivo. Estes transistores são tão avançados que somente deverão fazer parte dos chips que equipam os computadores pessoais por volta da segunda metade desta década. O incremento de 30% no desempenho refere-se a velocidades muitíssimo superiores às apresentadas pelos atuais transistores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Processadores
  • Microeletrônica
  • Computadores

Mais tópicos