Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Medição da radiação de telefones celulares

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2003


Reconhecido mundialmente como órgão de padronização técnica, o Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), dos Estados Unidos, acaba de aprovar um novo método de verificação das ondas de alta-freqüência a que podem ser submetidos os usuários de telefones celulares e outros dispositivos de comunicação e computação pessoal. O método se baseia em um modelo de cabeça humana preenchido com um fluido que possui propriedades similares aos tecidos humanos.

A nova norma (IEEE 1528) é intitulada Práticas Recomendadas para Determinação do Pico Médio Espacial da Taxa de Absorção Específica na Cabeça Humana a partir de Dispositivos de Comunicação Sem-fio: Técnicas de Medição. A norma especifica protocolos experimentais e métodos de validação e medição para receptores portáteis sem-fio operando na faixa de freqüência entre 300 MHz e 3 GHz.

O novo padrão de medição da radiação emitida por telefones celulares e outros equipamentos deverá auxiliar os fabricantes de equipamentos sem-fio e os órgãos nacionais normatizadores a adotar práticas que limitem a exposição das pessoas usuárias de equipamentos de comunicação sem-fio a ondas de alta-freqüência.

As medições, segundo o novo padrão, são feitas utilizando-se uma sonda de campo elétrico que varre o líquido dentro da cabeça-modelo e mede a Taxa de Absorção Específica máxima em volumes de um ou dez gramas. O modelo pretende dar uma estimativa conservadora do pico máximo que se pode esperar que aconteça em qualquer parte da cabeça das pessoas quando elas utilizam equipamentos junto à orelha.

O padrão IEEE não estabelece nenhum limite específico para a exposição de usuários à radiação emitida por telefones celulares ou outros equipamentos portáteis de comunicação, uma vez que, nos Estados Unidos, o órgão responsável por essa normatização é a FCC ("Federal Communications Commission"). Mas ele pode ser utilizado para avaliação de adequação a limites impostos por vários padrões e orientações hoje existentes em vários países do mundo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos