Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Frontlight: a nova solução para telas LCD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/10/2003

Frontlight  a nova solução para telas LCD

A empresa japonesa Omron apresentou um novo dispositivo "frontlight" que conjuga baixo consumo de energia e alto contraste na imagem. As telas de cristal líquido que equipam notebooks, telefones celulares, relógios e diversos outros aparelhos, são iluminadas por uma tecnologia chamada de "backlight", ou retro-iluminação, responsável pela maior parte do consumo de energia desses aparelhos. A nova tecnologia de luz frontal consome apenas um terço da energia elétrica dos atuais sistemas de retro-iluminação, e deverá permitir a construção de telas mais claras e mais brilhantes.

A nova tecnologia "frontlight" aplica a nanotecnologia para atingir um incremento de três vezes na taxa de contraste em comparação com outros protótipos de iluminação frontal, mantendo a taxa de brilho ao redor de 100cd/m2, valor normal para os atuais notebooks. As técnicas de iluminação frontal conhecidas também têm baixo consumo de energia mas com baixo contraste, apresentando imagens borradas. Já os métodos "backlight" tradicionais têm alto contraste mas alto consumo de energia.

Utilizando a nanotecnologia, a empresa conseguiu desenvolver uma tecnologia de integração híbrida, que junta um conjunto de nanoprismas (medindo cerca de 200 nanômetros cada um) com um conjunto de microprismas (medindo cerca de três micrômetros cada um). São justamente os nanoprismas que tornam as telas mais brilhantes, ao evitar a reflexão desnecessária de luz. Desta forma, menos LED podem ser utilizados na iluminação, o que reduz o consumo de energia.

  Novo "frontlight" Outros "frontlight" "Backlight"
Consumo (mA) 20 30 60
Contraste 55:1 15:1 50:1
Brilho (cd/m2) 100 30 100
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • LEDs
  • Telas e Monitores

Mais tópicos