Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Prótese para retina restaura visão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/11/2003

Prótese para retina restaura visão

Pesquisadores de cinco laboratórios e três Universidades, além de empresas privadas, todos dos Estados Unidos, uniram seus esforços para o desenvolvimento de um pequeno dispositivo que poderá restaurar a visão de pessoas sofrendo de degeneração macular e outras doenças que afetam a retina.

O minúsculo dispositivo é um MEMS ("MicroElectroMechanical System"), contendo cerca de 1.000 eletrodos, e deve ser implantado no interior do olho, sobre a superfície da retina. Trabalhando em conjunto com um microprocessador e óculos especiais dotados de uma vídeo-câmera, a prótese da retina restaura parcialmente a visão de pessoas, geralmente idosas, que sofrem de degeneração macular e retinite pigmentosa.

Os pesquisadores estimam que, apenas nos Estados Unidos, existam 1,3 milhão de pessoas cegas por estas duas doenças. Se o programa conseguir cumprir todas as etapas de sua agenda dentro do prazo, muitas dessas pessoas poderão ter a visão de volta até o ano de 2.010. A pesquisa foi apresentada na edição de Outubro da revista da American Society of Mechanical Enginering.

Um dos maiores desafios para os pesquisadores é o desenvolvimento de uma prótese que se conforme ao desenho curvo da retina sem danificar seu delicado tecido. Mas há várias outras questões bioquímicas a serem resolvidas, incluindo a formação de substâncias tóxicas e a infecção.

Embora não restaure totalmente a visão, o equipamento permite que os usuários leiam e efetuem tarefas diárias básicas normalmente. O estudo "New retinas for Old" está disponível (em inglês) no site da ASME.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Nanomáquinas

Mais tópicos