Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sensores medem a temperatura do cérebro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/12/2003


O pesquisador brasileiro Marcos Abreu, trabalhando na Universidade de Yale (Estados Unidos), descobriu uma área do cérebro que ele chamou de "túnel de temperatura do cérebro", um canal que transmite a temperatura do cérebro para uma área da pele próxima aos olhos. A descoberta poderá evitar mortes por hipotermia ou por derrames cerebrais, através de um acompanhamento mais preciso da temperatura do paciente.

O Dr. Abreu agora está desenvolvendo óculos com sensores que poderão medir continuamente a temperatura, dando alerta antes que o paciente tenha a sensação do aumento da temperatura. Ao contrário de outros sinais vitais, como a pressão sanguínea e o fluxo respiratório, a temperatura interna do corpo humano até agora não podia ser medida continuamente e de forma não invasiva.

"Com a descoberta do túnel de temperatura do cérebro, óculos de sol e corretivos não terão mais apenas função visual, mas também manter e melhorar a qualidade de vida," explica o Dr. Abreu.

Ele afirmou que sua descoberta poderá ter impacto em questões de saúde de forma bem ampla, como o desempenho de atletas, a melhoria da segurança para bombeiros e para monitores de atividade recreativas. Mas ele também vislumbra a proteção da saúde humana através do monitoramento de rebanhos, já que sensores poderão detectar doenças como o mal da vaca louca ou a febre aftosa antes que elas se espalhem.

O Dr. Abreu está utilizando sensores-padrão de temperatura e está agora desenvolvendo tecnologia que permita acompanhar de forma remota a temperatura de grande número de pacientes em hospitais ou cabeças de gado em um rebanho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos