Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Revolução na fabricação de microfones e alto-falantes miniaturizados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/01/2004

Revolução na fabricação de microfones e alto-falantes miniaturizados

O pesquisador Kaigham J. Gabriel, da Universidade Carnegie Mellon (Estados Unidos), através de sua empresa emergente, a Akustica, acaba de disponibilizar comercialmente um conjunto de microfones e alto-falantes que deverá revolucionar a qualidade de som em aparelhos miniaturizados e telefones celulares.

Os novos microfones e alto-falantes microscópicos são MEMS: "MicroElectroMechanical Systems" ou sistemas microeletromecânicos, dispositivos microscópicos construídos com as mesmas técnicas utilizadas para a construção de chips de computadores.

Microfones e alto-falantes são basicamente membranas vibratórias que capturam ou geram ondas sonoras. O problema é que, ao contrário dos chips de computadores, quanto menor for a membrana, pior será a qualidade do som emitido ou captado. Abaixo de determinado nível de miniaturização, o tamanho da membrana impede a captação de sons muito fracos ou, no caso dos alto-falantes, não emite o som em toda a freqüência audível.

Já os MEMS não sofrem dessas limitações, podendo ser compostos por membranas ultra-finas, e não apenas uma, mas tantas quantas forem necessárias. E deve-se considerar ainda que o alto-falante ou microfone poderá ser inserido no próprio chip processador de sinais, pegando os sinais elétricos diretamente dos terminais internos do chip, com o equipamento final completo medirá menos do que um milímetro.

A construção das membranas vibratórias é feita por meio das tecnologias tradicionais de fabricação de chips, o que permitiu que a Akustica lançasse os produtos no mercado terceirizando inteiramente sua produção.

Após a construção dos circuitos eletrônicos de processamento digital, é criada uma malha de fios metálicos, sendo seus espaços preenchidos com dióxido de silício. Com a malha exposta, o substrato de silício é excavado com plasma, criando uma cavidade que permite que a estrutura restante vibre livremente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • MEMS
  • Nanomáquinas
  • Miniaturização

Mais tópicos