Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Novo meio de armazenamento de dados tem a maior densidade já registrada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/05/2004

Novo meio de armazenamento de dados tem a maior densidade já registrada

O princípio básico do armazenamento digital de dados está na permanente modificação de características de materiais específicos. CDs e DVDs utilizam pequenos "furos" para armazenar suas informações. Discos rígidos de computadores utilizam materiais magnéticos.

Qualquer que seja o meio ou material utilizado, há limites físicos para a densidade de armazenamento, isto é, para a quantidade de dados que pode ser colocada sobre uma determinada área. Nos discos rígidos, por exemplo, a densidade é limitada pelo tamanho das partículas magnéticas. Já nos meios óticos, o limite está no comprimento de onda da luz do raio laser, já que o laser só consegue "enxergar" objetos maiores do que o seu comprimento de onda.

Agora pesquisadores alemães do Leibniz Institute for Solid State and Materials Research desenvolveram um enfoque novo para o armazenamento de dados baseando-se em finíssimos filmes de carbono cristalizado numa estrutura parecida com o diamante. Para ler os dados, os cientistas utilizaram as agulhas mais finas existentes no mundo, hoje empregadas nos microscópios de tunelamento (STM).

O filme de carbono recebe elétrons "injetados" pela agulha, criando pontos de grafite eletricamente condutores sobre o material isolante. "Esses minúsculos domínios, medindo menos de 10 nanômetros de largura, são não apenas mais condutivos, eles também se projetam acima da superfície do filme," explica o Dr. Thomas Mühl. "Os dois efeitos podem ser utilizados para armazenar informações. A agulha do microscópio de tunelamento serve tanto para gravar quanto para ler informações, embora seja lenta."

Além de dados digitais, os pesquisadores estão interessados também no armazenamento de imagens comuns, analógicas. Essa possibilidade é de grande interesse para arquivamentos de longo prazo, já que o método não exige programas de conversão digital, que um dia estarão ultrapassados e não mais rodarão nas máquinas do futuro.

Um exemplo dessa aplicação está na foto acima: ela mede apenas 1,2 micrômetros. Isto significa que o armazenamento de fotos 3 x 4 de toda a população mundial, estimada em 6,2 bilhões de pessoas, poderia ser feita em uma área do tamanho de um cartão postal. Esta densidade de armazenamento equivale a 5.000 gigabits por polegada quadrada. Os melhores discos rígidos hoje têm cerca de dois por cento dessa capacidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Armazenamento de Dados
  • Diamantes
  • Computadores
  • Semicondutores

Mais tópicos