Eletrônica

Nova técnica de imageamento produz imagens de impulsos nervosos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/06/2004

Nova técnica de imageamento produz imagens de impulsos nervosos

Combinando a brilhante luz do raio laser de um microscópio multifotônico com corantes especialmente desenvolvidos, além de um fenômeno chamado geração de segunda harmônica, cientistas das Universidades Cornell (Estados Unidos) e Renne (França), desenvolveram uma nova técnica de gravação ótica capaz de gerar imagens de alta resolução dos sinais viajando ao longo de uma célula nervosa.

A microscopia multifotônica, incluindo a geração de segunda harmônica, produz imagens de alta resolução tridimensionais de tecidos, com danos mínimos para as células vivas, utilizando um laser que gera um feixe de pulsos intensos mas extremamente curtos.

Quando dois ou mais fótons atingem uma molécula biológica ao mesmo tempo, suas energia se combinam. Isto tem o efeito cumulativo de liberar um fóton - com quase o dobro da energia - para a amostra. Ajustando o plano de foco, um microscópio multifotônico pode produzir uma imagem vívida de partes profundas do tecido e não apenas da superfície. Empilhando-se múltiplas imagens de várias profundidades, o sistema consegue produzir imagens ou filmes tridimensionais.

A foto mostra a imagem, que pode ser capturada em intervalos menores do que um milisegundo, da célula nervosa de uma lesma marinha. Mas a técnica é tão promissora que a empresa Carl Zeiss já adquiriu os direitos para a futura fabricação do equipamento, que poderá ser utilizado, por exemplo, para detectar problemas cerebrais e lançar luzes sobre as causas de doenças como o mal de Alzheimer.

"Com resolução de sub-milisegundo, nós estamos começando a ver quanto os sinais elétricos podem variar em diferentes locais de um único neurônio," explica o coordenador da pesquisa, Dr. Daniel A. Dombeck. "Com mais desenvolvimento, nós deveremos ser capazes de ver como as patologias afetam os sinais elétricos [no cérebro]."