Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Novo aparelho detecta osteoporose e substitui equipamento de raio-X

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/06/2004

Novo aparelho detecta osteoporose e substitui equipamento de raio-X

Cientistas da Universidade Rice (Estados Unidos) utilizaram tecnologias já tradicionais para criar um novo aparelho que deverá revolucionar a prevenção da osteoporose, além de poder funcionar como se fosse um equipamento de raio-X portátil, com a grande vantagem de não utilizar elementos radioativos.

O OsteoSonic é pequeno, portátil e funciona a bateria. O aparelho é capaz de detectar fraturas em ossos e danos aos tecidos, assim como detectar, de forma não invasiva, a densidade dos ossos. Conhecer o tipo de dano sofrido pode ser crítico na remoção de vítimas de acidentes; hoje é virtualmente impossível fazer-se uma avaliação desse tipo, já que o paciente deve chegar ao hospital para só então ser submetido a um exame de raio-X.

O OsteoSonic utiliza um sistema de sensores capazes de detectar uma grande faixa de vibrações. Colocado sobre a pele, ele emite freqüências acústicas que são refletidas pelos ossos e tecidos. Os sensores captam os sinais refletidos, que são então analisados.

Respostas acústicas específicas são características de diferentes propriedades dos ossos, indicando sua resistência e a presença de fraturas. A detecção de diferenças na densidade nos ossos será um auxílio importante na prevenção de doenças como a osteoporose.

A facilidade de operação do aparelho permitirá que ele seja utilizado por paramédicos e bombeiros, que geralmente são os primeiros a atender vítimas de acidentes. Mas ele poderá também equipar a maioria dos consultórios médicos, já que os pesquisadores estimam que ele deverá chegar ao mercado custando menos de US$200,00.

A Universidade está efetuando o licenciamento da patente e estima que o aparelho deverá chegar brevemente ao mercado.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Biomecatrônica
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos