Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Novo sensor para câmeras fotográficas digitais

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2004

Novo sensor para câmeras fotográficas digitais

As máquinas fotográficas e filmadoras digitais já conquistaram o mercado e alguns institutos de pesquisa já se arriscam a predizer o desaparecimento dos laboratórios de revelação de filmes em poucos anos. Mas o sucesso não paralisou o desenvolvimento da tecnologia de captura digital de imagens.

Agora uma empresa dos Estados Unidos colocou no mercado uma tecnologia completamente nova que, segundo ela, permite uma captura de cores mais eficiente do que os sensores que equipam as câmeras atuais. A promessa do Foveon X3 é a união da versatilidade do digital com a essência do filme fotográfico, ainda preferido pelos profissionais.

Ao contrário dos CCD ("Charge Coupled Device"), que equipam as máquinas atuais, o X3 é um sensor de imagem direto, o que significa que ele captura as cores vermelha, verde e azul diretamente, a partir de uma única exposição. Os CCD utilizam filtros para capturar cada uma das cores.

O novo sensor possui três camadas de pixels, da mesma forma que um filme fotográfico tradicional possui três camadas de emulsão química. As camadas são incrustradas em silício para tirar vantagem do fato de que a luz nos comprimentos de onda vermelho, verde e azul penetram no silício em diferentes profundidades. Desta forma, a imagem é inteiramente formada em um único passo, capturando totalmente a cor em cada ponto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Fotônica
  • Imagens 3-D

Mais tópicos