Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Técnica de nano-impressão dá novo alento à miniaturização de chips de memória

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/07/2004


Cientistas da Universidade Princeton, Estados Unidos, descobriram uma forma de produzir em massa dispositivos eletrônicos que são tão pequenos que estão no limite do que pode ser visto pelo mais poderoso microscópio. A descoberta poderá levar a uma redução dramática nas dimensões dos chips de memória e outros componentes eletrônicos.

A equipe, liderada pelos engenheiros Stephen Chou e Stephen Lyon, utilizou uma técnica conhecida como nano-impressão, na qual eles pressionam um molde em uma camada de plástico sobre uma pastilha de silício, criando padrões microscópicos no plástico. Os padrões podem ser transferidos para o silício, onde eles formam a base de circuitos eletrônicos em miniatura, capazes de armazenar informações digitais.

O objetivo da pesquisa era determinar o menor e mais denso padrão que poderia ser impresso sobre plástico com a técnica de nano-impressão, explicou o Dr. Chou, que inventou esta técnica em 1994. "Esse trabalho realmente leva o limite para o tamanho de algumas poucas moléculas," afirma ele.

Um aspecto importante da descoberta é que os cientistas não apenas diminuíram as estruturas, mas também o espaçamento entre elas. Eles reduziram esse espaço, tecnicamente conhecido como "pitch", para 12 nanômetros, cerca de 20 vezes menos do que é possível com as tecnologias mais avançadas hoje utilizadas para a produção de chips de memória.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Microeletrônica

Mais tópicos