Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

IBM lança o morphing chip, um processador capaz de se reconfigurar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/08/2004

IBM lança o morphing chip
A tecnologia cria uma nova classe de semicondutores que consegue monitorar e ajustar suas funções para melhorar sua qualidade, desempenho e consumo de energia.
[Imagem: IBM]

Chips metamórficos

A IBM anunciou que começará a fabricar um chip capaz de se auto-consertar.

A tecnologia cria uma nova classe de semicondutores que consegue monitorar e ajustar suas funções para melhorar sua qualidade, desempenho e consumo de energia, sem a intervenção do ser humano.

A nova tecnologia - tecnicamente conhecida como "morphing chip" e batizada de "eFUSE" - combina algoritmos especiais de software e microscópicos fusíveis elétricos para produzir um microprocessador que pode regular e adaptar suas próprias ações em resposta a alterações em suas condições operacionais e nas demandas do sistema.

"O eFUSE redireciona a lógica do microprocessador, de forma muito parecida com a forma com que o fluxo de tráfego em uma rodovia pode ser alterado abrindo-se e fechando-se novas faixas," explica o Dr. Bernard Meyerson, chefe de tecnologia da IBM.

Auto-conserto

O eFUSE é parte de um sistema de auto-reparo incorporado que monitora constantemente a funcionalidade do microprocessador.

Se um problema é detectado, a tecnologia inicia ações corretivas atuando sobre fusíveis elétricos simples, construídos no chip sem custos adicionais significativos.

Os fusíveis ativados ajudam o microprocessador a controlar a velocidade do circuito, gerenciando o consumo de energia, e a reconstruir rotas interrompidas de forma inesperada, corrigindo problemas que poderiam, em última instância, representar a falha de todo o circuito.

Se o sistema de detecção de falhas verifica que um mal funcionamento está ocorrendo porque circuitos individuais estão rodando muito rapidamente ou muito lentamente, ele pode "brecar" ou "acelerar" esses circuitos controlando as voltagens locais, por meio dos micro-fusíveis.

A operação do eFUSE pode ser repetida várias vezes, o que poderá auxiliar também os fabricantes de equipamentos, que poderão adaptar microprocessadores já prontos às necessidades específicas de cada equipamento ou de cada versão de software.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Inteligência Artificial
  • Transistores
  • Software e Programação

Mais tópicos