Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Pesquisadores pernambucanos criam sistema para evitar ataques de tubarões

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/08/2004

Pesquisadores pernambucanos criam sistema para evitar ataques de tubarões

Se depender de professores e estudantes de Pernambuco, os ataques de tubarões a banhistas logo deverão desaparecer dos noticiários. Eles criaram um equipamento, baseado de "Floats Shield" (proteção flutuante), que age diretamente no centro nervoso desses animais, afugentando-os.

O equipamento é instalado em bóias especiais que formam um cinturão de proteção ao longo das praias. Cada bóia tem um raio de ação de 15 metros de circunferência e até quatro metros de profundidade.

O protótipo do equipamento conta também com um sensor de presença, que permite e emissão de avisos sonoros caso algum banhista ultrapasse a área de proteção.

Embora tenha sido desenvolvido em Pernambuco, por professores e alunos do Colégio Cenecista São José, de Bezerros, foi o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) da Paraíba que se interessou pelo projeto.

O CEFET/PB possui um equipamento para medição de propagação de campos elétricos na água, o que o torna capacitado para efetuar uma avaliação mais precisa do invento.

Os testes de emissão de ondas eletromagnéticas e campo elétrico já foram realizados no laboratório de telecomunicações, com resultado positivo. Os resultados finais na água só serão divulgados quando da colocação das bóias em ambiente real e com equipamentos específicos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Prevenção e Segurança
  • Sensores
  • Robôs
  • Exploração Marítima

Mais tópicos