Eletrônica

Novo microscópio produz imagens 3-D de organismos vivos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2004

Novo microscópio produz imagens 3-D de organismos vivos

Físicos do Laboratório Europeu de Biologia Molecular, Alemanha, desenvolveram um novo microscópio que permite aos cientistas a visualização tridimensional de organismos vivos, com uma qualidade inatingível até hoje.

Batizado de SPIM ("Selective Plane Illumination Microscope"), o novo microscópio permitirá aos cientistas, pela primeira vez, estudar sistemas vivos a partir de diferentes ângulos, sob condições reais e com um mínimo de dano ao organismo que está sendo visualizado.

"Este novo microscópio eletrônico é fácil de ser construído, custando cerca de um terço das tecnologias tradicionais, e dá aos cientistas uma resolução três vezes melhor," explica Ernst Stelzer, que coordenou o grupo que construiu o novo microscópio.

O SPIM permite a visualização de amostras relativamente grandes (2-3 mm) em um meio que simula suas condições reais de vida, ao invés de exigir que o animal seja fatiado e colado em uma lâmina, como nos microscópios atuais.

O microscópio projeta um fino plano de luz através da amostra e, então, move a amostra sistematicamente através do plano de luz para capturar imagens de cada camada. Não se gera luz fora de foco, de forma que o SPIM produz uma imagem clara, sem o tradicional borrão de fundo.

A luz utilizada é mantida na mínima intensidade possível, o que amplia o tempo de vida do organismo que está sendo observado. O procedimento todo é extremamente rápido - imagens 3-D detalhadas podem ser capturadas em poucos minutos.