Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sistema inteligente de visão noturna enxerga pedestres à noite

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/09/2004

Sistema inteligente de visão noturna enxerga pedestres à noite

Visão infravermelha

A fabricante de automóveis japonesa Honda apresentou seu novo sistema inteligente de visão noturna, que utiliza câmeras de infravermelho para detectar pedestres que estejam na rota ou nas proximidades do veículo, fornecendo ao motorista alertas visuais e sonoros.

O sistema inteligente de visão noturna utiliza imagens capturadas por duas câmeras de infravermelho posicionadas abaixo do pára-choques dianteiro.

Câmeras de infravermelho capturam imagens a partir do calor emitido pelos corpos, não exigindo qualquer tipo de iluminação, o que permite sua utilização para visão noturna.

Visão mais clara

As imagens são apresentadas ao motorista por meio de uma tela retrátil localizada sobre o painel. Durante o dia, ou quando o motorista desejar, a tela permanece abaixada, não atrapalhando a visão normal.

As imagens capturadas são analisadas por uma unidade de processamento e, dependendo do seu formato e tamanho, o sistema consegue definir se o que está à frente é um pedestre ou um animal.

Mas, além da função de segurança, o sistema dá ao motorista uma visão muito mais clara da estrada à frente, à noite, principalmente em situações críticas, como no cruzamento com outros veículos.

Carro de série

Segundo estatísticas do ITARDA, instituto que estuda acidentes de trânsito, 70% dos atropelamentos acontecem à noite.

O novo sistema de segurança já foi testado e deverá equipar a nova linha do modelo Legend, que será lançado até o final do ano no Japão.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Visão Artificial
  • Tecnologia Automotiva
  • Veículos
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos