Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Vazio atômico dá novo impulso à utilização de óxidos na indústria eletrônica.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/09/2004

Vazio atômico dá novo impulso à utilização de óxidos na indústria eletrônica.

Uma descoberta de cientistas norte-americanos está causando furor na indústria eletrônica, sempre às voltas com a necessidade de miniaturização dos componentes. Os pesquisadores descobriram um novo método para a construção de camadas isolantes microscópicas, essenciais em toda a fabricação de chips.

O mais interessante é que eles substituíram os dopantes, elementos nobres que são adicionados em quantidades mínimas ao silício, por ... buracos. Nada menos do que vazios que fazem toda a tarefa de isolamento elétrico.

A equipe do Dr. David Muller, da Universidade Cornell, Estados Unidos, descobriu que é possível controlar precisamente as propriedades eletrônicas de materiais óxidos complexos - candidatos a substituir os isolantes de silício - em nível atômico. E o controle pode ser feito sem a utilização de compostos químicos.

Removendo átomos de oxigênio de camadas em películas ultra-finas de titanato de estrôncio, os cientistas controlaram a condutibilidade do material criando espaços vazios, que agem como dopantes doadores de elétrons. Com a ajuda de um microscópio de transmissão eletrônica (STEM) eles conseguiram determinar exatamente onde estão os "buracos".

A imagem mostra uma junção entre o titanato de estrôncio bruto (à esquerda) e o mesmo material, mas tratado pelos cientistas, já com deficiência de oxigênio (à direita). Cada bolha alaranjada é um bloco de "oxigênios faltantes" - áreas sem átomos. Os pontos vermelhos maiores são os átomos de estrôncio e os pontos menores são os átomos de titânio.

Até agora a perda de oxigênio pelos óxidos era tida como o maior problema para sua adoção em larga escala, já que a falta desordenada de oxigênio funciona como um dopante, mudando radicalmente o comportamento do material.

Mas a possibilidade de adição dessas falhas com controle preciso inverte o jogo, dando aos óxidos novas possibilidades de utilização na indústria eletrônica, já que as falhas podem se transformar em áreas de isolamento, importantes em qualquer circuito.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Miniaturização
  • Microeletrônica
  • Semicondutores
  • Cerâmicas

Mais tópicos