Eletrônica

Físicos constroem componente para computador quântico

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/10/2004

Físicos constroem componente para computador quântico

Físicos da Universidade Purdue, Estados Unidos, construíram um componente crítico para o desenvolvimento de computadores quânticos e dispositivos spintrônicos, dando mais um passo rumo a avanços na criptografia e recuperação ultra-rápida de informações em bases de dados.

A equipe do professor Leonid P. Rokhinson criou um dispositivo capaz de dividir um feixe de objetos quânticos, tais como elétrons, em dois feixes, separando os elétrons segundo a sua orientação magnética, ou spin. Os elétrons com spin "up" vão para um lado e aqueles com spin "down" vão para o outro.

Ao criar feixes "polarizados pelo spin", o pequeno dispositivo poderá se tornar um elemento chave nos computadores quânticos, que ainda não saíram das pranchetas, mas que estão sendo alvo de esforços de pesquisadores do mundo todo devido à sua potencial velocidade incomparavelmente maior dos que os maiores supercomputadores atuais.

"Pela primeira vez, nós conseguimos fazer uma separação espacial por spin dos 'buracos' de arseneto de gálio, os espaços que os elétrons deixam à medida em que viajam ao longo de um semicondutor," afirma Rokhinson.