Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Hidrogênio pode ser armazenado em material poroso

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/10/2004

Hidrogênio pode ser armazenado em material poroso

Uma equipe de pesquisadores das Universidades de NewCastle e Liverpool, Inglaterra, acaba de divulgar a descoberta de uma nova forma de armazenar hidrogênio para a produção de energia. Eles utilizaram materiais nanoporosos, que têm poros cem mil vezes menores do que a espessura de uma folha de papel. O artigo foi publicado na revista Science.

O hidrogênio tem sido largamente pesquisado como um potencial substituto para os derivados do petróleo, já que ele não produz gases que causam o efeito estufa, como o dióxido de carbono. Mas seu armazenamento ainda é um dos muitos problemas que os cientistas terão que resolver antes que os automóveis possam andar pelas ruas "emitindo" apenas água pelo escapamento.

Os cientistas ingleses descobriram um método prático de injetar o gás em alta pressão nos minúsculos poros - que medem 10 -9 metros de diâmetro - em materiais especialmente projetados, dando uma forma densa ao hidrogênio. A seguir eles reduzem a pressão no interior do material a fim de armazenar o hidrogênio capturado de forma segura. O hidrogênio pode ser depois liberado com o aquecimento do material.

"Esta é a prova do princípio de que podemos aprisionar o hidrogênio em um material poroso e liberá-lo quando necessário," explica o professor Mark Thomas. "Entretanto, com mais desenvolvimento, esse método terá o potencial de ser aplicado para alimentar carros ou qualquer outro gerador de energia. Embora os carros a hidrogênio ainda estejam a décadas de distância, nossa descoberta traz esse conceito um passo mais próximo de se tornar realidade."

Matt Rosseinsky, outro participante da equipe, comenta: "O importante é que o hidrogênio é carregado no material a alta pressão mas armazenado nele a pressões muito baixas - um comportamento único. Esta descoberta científica básica poderá ter significativas ramificações para o armazenamento de hidrogênio e outras tecnologias que se baseiam no aprisionamento controlado e liberação de pequenas moléculas."

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Impactos sobre o Meio Ambiente
  • Cerâmicas

Mais tópicos