Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Cientistas dão passo importante rumo à eletrônica molecular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/11/2004

Cientistas dão passo importante rumo à eletrônica molecular

A microeletrônica baseada no silício tem se encolhido rapidamente nos últimos 30 anos, levando a dramáticos progressos na velocidade e na capacidade computacional. Muitos cientistas acreditam que essa situação esteja próxima do fim e estão fervorosamente pesquisando alternativas. Uma das mais promissoras é o uso de moléculas como os elementos básicos da eletrônica.

Agora uma equipe de engenheiros da Universidade Noroeste, Estados Unidos, conseguiu alinhar com precisão vários tipos de moléculas sobre uma superfíce de silício a temperatura ambiente - um importante passo rumo ao estabelecimento prático de uma eletrônica molecular.

O resultado é uma estrutura eletrônica com padrões básicos em uma escala 10.000 vezes menor do que a mais avançada microeletrônica atual. É como se os transistores, que têm seu tamanho cortado pela metade a cada 18 meses, conforme a Lei de Moore, de repente sofressem um encolhimento de nada menos do que 10.000 vezes.

"Nós demonstramos uma estratégia para posicionar moléculas intencionalmente, o que é necessário para a construção de sistemas em nanoescala, tais como transistores moleculares ou diodos emissores de luz," explica o professor Mark C. Hersam, um dos autores da pesquisa que acaba de ser publicada no periódico Applied Physics Letters.

E ele acrescenta: "Nosso processo funciona a temperatura ambiente e sobre o silício, o que sugere que ele pode ser compatível com a microeletrônica atual. Em última instância, nós queremos integrá-lo com a tecnologia atual, criando uma ponte entre a microeletrônica e a nanoeletrônica."

Os pesquisadores demonstraram seu processo utilizando um microscópio de tunelamento de ultra-vácuo construído especialmente para a pesquisa. Com o microscópio, eles construíram cadeiras de estireno e uma molécula conhecida como TEMPO e agora estão estudando as propriedades eletrônicas de sua estrutura molecular inovadora.

Juntamente com o professor Hersam, assinaram o artigo os cientistas Rajiv Basu, Nathan P. Guisinger e Mark E. Greene.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Eletrônica Orgânica
  • LEDs
  • Miniaturização

Mais tópicos