Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Mais uma ferramenta para a computação quântica e transmissão de dados em alta velocidade

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/11/2004

Mais uma ferramenta para a computação quântica e transmissão de dados em alta velocidade

Pesquisadores do Instituto Max Planck, Alemanha, afirmaram ter conseguido um nível de controle sem precedentes sobre a emissão de fótons individuais. Esse controle é necessário para se alcançar novos paradigmas na computação quântica, na fotônica e na transmissão digital de dados em altíssima velocidade.

A descoberta é uma prova da teoria formulada pelo cientista Max Planck, que dá nome ao instituto, segundo a qual a energia de uma onda eletromagnética - como a luz - não consiste de um fluxo contínuo, mas de pacotes discretos de energia, chamados fótons. Ou seja, o fóton é a unidade básica da luz.

Os fótons são emitidos pelos átomos de forma desordenada. Até hoje isto não tem sido um problema, já que em nosso mundo macroscópico nós somente experimentamos o efeito da luz como a soma de trilhões de fótons a cada segundo.

Mas quando os cientistas começaram a vislumbrar o potencial da computação quântica e a novas necessidades de aumento de velocidade na transmissão de dados ou mesmo de esquemas mais seguros de criptografia, eles logo viram que teriam que aprender a manipular a luz de forma mais precisa.

Na experiência, os cientistas utilizaram um único íon de cálcio, firmemente preso entre dois espelhos de ultra alta reflectividade. Os fótons foram emitidos um a um quando o íon recebeu pulsos precisos de raio laser.

Tanto o período de emissão quanto o formato do pulso são totalmente controláveis na experiência, que foi publicada no último exemplar da revista Nature, num artigo assinado pelos cientistas Matthias Keller, Birgit Lange, Kazuhiro Hayasaka, Wolfgang Lange e Herbert Walther.

Os cientistas já sabiam da possibilidade de se emitir fótons a partir de átomos aprisionados. Mas os experimentos com átomos não conseguem controlar sua posição na cavidade devido a limitações nas tecnologias de aprisionamento. Isto resulta em fótons emitidos aleatoriamente, sem controle de tempo, e com propriedades igualmente randômicas e imprevisíveis.

Os cientistas resolveram o problema dos átomos lidando com um íons, aprisionado em uma armadilha de rádio freqüência. Por meio de resfriamento a laser, ele conseguiram manter o íon em uma região de apenas 40 nanômetros de diâmetro. Isto é apenas uma fração do comprimento de onda dos fótons a serem gerados (866 nanômetros) e oferece condições ótimas para o controle da interação entre o íon e o campo magnético.

O aparato de emissão de fótons funciona continuamente enquanto os cientistas conseguem manter o íon de cálcio preso, algo que dura por algumas horas. Em contraste, as experiências com átomos somente conseguem mantê-los presos por cerca de um segundo. Uma aplicação prática, no futuro, irá exigir que os íons possam ser mantidos aprisionados indefinidamente.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fotônica
  • Criptografia
  • Computação Quântica
  • Raios Laser

Mais tópicos