Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Neuroprótese permite controle de equipamentos pelo pensamento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/12/2004

Neuroprótese permite controle de equipamentos pelo pensamento

Um rapaz tetraplégico de 25 anos de idade já consegue acender as luzes de casa, mudar o canal de televisão e ler e-mails utilizando apenas sua mente, graças a uma prótese neurológica desenvolvida a partir de pesquisas feitas na Universidade Brown, Estados Unidos.

A neuroprótese é fruto de uma pesquisa que começou com macacos, em 2002. O primeiro teste com um ser humano foi um sucesso, segundo os resultados preliminares divulgados na reunião anual da Academia Americana de Medicina Física e Reabilitação.

Utilizando o aparelho de 4 milímetros, batizado de BrainGate (porta para o cérebro), o paciente consegue ler mensagens eletrônicas, jogar vídeogame, ligar e desligar as luzes, mudar os canais e alterar o volume da televisão. Os testes deverão continuar até meados do próximo ano.

"Eu acho os resultados espetaculares, quase inacreditáveis," comemora Gerhard Friehs, responsável pelo implante do BrainGate, feito em Junho deste ano.

"Aqui nós temos um voluntário que é capaz de controlar seu ambiente apenas pelo pensamento - algo que nós só encontramos até hoje na ficção científica," afirma ele. "Eu espero que os testes continuem tão bem como começaram e que todos os outros candidatos tenham uma experiência tão boa como as que o nosso primeiro candidato teve."

A neuroprótese está sendo fabricada pela Cyberkinetics Neurotechnology Systems Inc., uma empresa emergente criada pelo Dr. John Donoghue, a partir dos resultados da pesquisa original.

"Nosso objetivo é desenvolver o BrainGate de tal forma que ele possa ser ligado a vários equipamentos úteis," afirma Donoghue. A comunicação por telefone e Internet e o controle de cadeiras de rodas elétricas são as prioridades.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Biochips
  • Biotecnologia
  • Sensores

Mais tópicos