Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Transistor emissor de luz prepara-se para chegar ao mercado

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/01/2005

Transistor emissor de luz prepara-se para chegar ao mercado

Pesquisadores de uma universidade e três empresas japonesas, trabalhando conjuntamente, anunciaram o desenvolvimento de dois componentes-chave para a construção de telas e monitores flexíveis: um transistor emissor de luz orgânico (OLET) e um substrato flexível transparente com baixíssimo coeficiente de expansão termal.

O transistor emissor de luz orgânico tem sua estrutura de eletroluminescência construída sobre um transistor orgânico. Uma tela de matriz ativa, formada por OLETs irá exigir uma quantidade substancialmente menor de componentes em relação às telas que utilizam LEDs. Isto porque, além dos LEDs para iluminação, estas telas também necessitam dos transistores, que nelas são componentes separados.

O OLET tem embutido um controle de voltagem que permite controlar a intensidade da emissão de eletroluminescência.

O substrato, chamado "Bionano Fiber Composite", é construído com uma nanofibra transparente com menos de 100 nanômetros de diâmetro, dando ao material resultante uma transparência de 85%. Ele tem também uma expansão termal de apenas 1/30 daquela apresentada pelo cristal de silício e um coeficiente de elasticidade mais alto do que o do vidro e semelhante ao da fibra de aramida.

A aliança, formada pela Universidade de Kyoto, Pioneer, Mitsubishi e Rohm, está se preparando para a comercialização dos novos componentes e sua utilização para a fabricação de telas, e-books e e-posters.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Eletrônica Orgânica
  • Telas e Monitores
  • Computadores

Mais tópicos