Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Intel cria transistor quântico que consome 10 vezes menos energia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 21/02/2005

Intel cria transistor quântico que consome 10 vezes menos energia

A Intel anunciou ter desenvolvido um novo transistor quântico, que funciona a uma velocidade três vezes maior do que os atuais. O trabalho é resultado de uma parceria de dois anos com a também norte-americana QinetiQ. Os transistores são minúsculas chaves que formam os microprocessadores, sendo responsáveis pelo processamento dos zeros e uns do mundo digital.

Pesquisadores das duas empresas conseguiram construir transistores de poço quântico - uma estrutura semicondutora na qual um elétron é ensanduichado entre duas barreiras, limitando seu movimento a duas dimensões. O transistor foi fabricado de antimoneto de índio (InSb), um material inédito desenvolvido pela QinetiQ.

Transistores feitos desse novo material operam com baixíssimas voltagens e consomem menos energia, ao mesmo tempo em que mantêm as velocidades de operação dos componentes atuais. A pesquisa mostrou que os transistores de poço quântico consomem 10 vezes menos energia para manter o mesmo desempenho; ou então, consumindo a mesma energia dos transistores atuais, triplicam a velocidade de processamento.

"Os resultados experimentais de nosso esforço conjunto com a QinetiQ mostram que o antimoneto de índio é um material promissor para a integração nos transistores do futuro," afirmou Ken David, da Intel.

As pesquisas foram feitas em um transistor NMOS de InSb operando no modo de depleção. Esses transistores ficam normalmente ligados, podendo ser desligados aplicando-se uma tensão negativa à sua porta. O tipo mais comum de transistor opera de forma inversa, ficando desligado e podendo ser ligado com a aplicação de uma tensão positiva ao seu terminal.

A Intel trabalha declaradamente para tentar estender ao máximo a validade da Lei de Moore, segundo a qual o número de transistores em um chip dobra a cada 18 meses. Este novo transistor poderá ser uma ferramenta muito útil para que a empresa alcance esse objetivo, que anunciou ter como meta manter a validade da Lei de Moore até a próxima década.

O artigo "Novel InSb based Quantum Well Transistors for Ultra-High-Speed, Low Power Logic Applications" está disponível no site da Intel (ver quadro Para Navegar).

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Computação Quântica
  • Microeletrônica

Mais tópicos