Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Construído o transistor mais rápido do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/04/2005

Construído o transistor mais rápido do mundo

Um novo tipo de estrutura para a construção de transistores, inventada por cientistas da Universidade de Illinois, Estados Unidos, quebrou a barreira de velocidade dos 600 gigahertz. O objetivo dos pesquisadores parece agora estar mais perto de se realizar: eles querem criar um transistor que opere na faixa dos terahertz, abrindo novas fronteiras de velocidade para a computação e as comunicações.

O novo componente, feito de fosfeto de índio e arseneto de gálio-índio, teve o coletor, o emissor e a base construídos com uma composição que se altera gradualmente ao longo de cada segmento, o que reduz o tempo de trânsito e aumenta a densidade de corrente. Batizado de transístor bipolar de heterojunção pseudomórfico, o componente atingiu a velocidade de 604 gigahertz - o que o torna o transistor mais rápido em operação até hoje.

"A graduação pseudomórfica da estrutura do material nos permitiu baixar a 'bandgap' [região entre a banda de valência e a banda de condução] em áreas selecionadas," afirmou Milton Feng, um dos criadores do novo transistor. "Isto permite um fluxo de elétrons mais rápido no coletor. A composição gradativa dos componentes do transistor também aumenta a densidade de corrente e o tempo de carregamento do sinal."

O professor Feng e seu estudante Walid Hafez, descreveram o novo transistor em um artigo publicado ontem (11/04), no periódico Applied Physics Letters.

O objetivo de se construir um transistor que opere na faixa dos terahertz não é possível com as estruturas atuais. "Para atingir tal velocidade em um transistor comum, a densidade de corrente se tornaria tão grande que ela fundiria os componentes. No nosso transistor pseudomórfico, nós podemos operar a altas freqüências com menor densidade de corrente. Com essa nova estrutura, um transistor que opere na faixa de terahertz poderá ser possível," conclui Feng.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Miniaturização
  • Semicondutores
  • Fotônica

Mais tópicos