Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Despertador só toca quando você estiver pronto para acordar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/04/2005

Despertador só toca quando você estiver pronto para acordar

Às segundas-feiras, até o despertador parece tocar mais cedo e mais alto. Mesmo nos demais dias da semana, muitas pessoas sofrem com o susto que levam quando o relógio toca a campainha ou liga o rádio. Quase sempre, é verdade, quem sofre mesmo é o pobre despertador, que leva uma bordoada muito maior do que a que ele foi projetado para receber.

Mas essa guerra entre dorminhocos e despertadores pode estar prestes a acabar. Uma empresa dos Estados Unidos acaba de lançar um novo despertador, chamado SleepSmart, que é capaz de medir seus ciclos de sono, esperando que você atinja a fase de sono mais suave para acordá-lo. O fabricante afirma que o relógio pode garantir que seus usuários tenham manhãs muito mais saudáveis, graças a um acordar mais suave.

Quanto dormimos, passamos por vários estágios de sono - sono leve, sono profundo e REM ("Rapid Eye Movement": movimentos rápidos dos olhos). Esses estágios se repetem a cada 90 minutos, aproximadamente. O estágio em que nos encontramos quando acordamos pode afetar como nos sentiremos depois de acordados. Se acordarmos sempre na fase de sono leve, o impacto será o menor possível.

O novo despertador grava os padrões cerebrais característicos de cada fase do sono, por meio de uma faixa equipada com eletrodos e um microprocessador. A gravação da atividade elétrica cerebral funciona de forma muito parecida com os equipamentos de eletroencefalografia, utilizados para exames médicos.

A faixa que vai na cabeça comunica-se por ondas de rádio com um relógio, que pode ficar à distância. O usuário deve programar o relógio com o limite de horário que ele pode acordar. O equipamento se incumbirá de acordá-lo durante o estágio de sono mais leve que anteceder esse horário.

O conceito foi criado por um grupo de estudantes da Universidade Brown, Estados Unidos, depois que um dos amigos não acordou bem e saiu-se mal em uma prova. Para fabricar o invento, eles criaram a empresa Axon Sleep Research.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Saúde e Reabilitação
  • Biotecnologia

Mais tópicos