Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nanotubos de carbono geram TV plana de baixo custo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/05/2005

Nanotubos de carbono geram TV plana de baixo custo

A empresa Motorola apresentou uma nova tecnologia de telas planas que poderá finalmente aposentar de vez os televisores de tubos de raios catódicos. Apesar do protótipo apresentado ter apenas 5 polegadas, a nova tecnologia deverá revolucionar a fabricação de telas grandes.

Calcula-se que uma TV de 42 polegadas construída com a nova tecnologia, em larga escala, possa custar menos de US$400,00.

A tela colorida de alta definição é fabricada com nanotubos de carbono, estruturas circulares que medem apenas alguns nanômetros de espessura e que têm potencial para revolucionar outras áreas da eletrônica e da nanotecnologia.

As novas telas apresentam qualidade de imagem superior às atuais, custarão menos para serem fabricadas e deverão ter uma vida útil muito superior. Televisores de alta definição (HDTV) fabricadas com a nova tecnologia deverão medir pouco mais de dois centímetros de espessura.

O método de fabricação é proprietário, ou seja, foi desenvolvido e patenteado pela própria Motorola, que deverá licenciar a tecnologia para outros fabricantes.

A técnica, chamada Tela NanoEmissiva, baseia-se no crescimento dos nanotubos de carbono diretamente sobre um substrato de vidro, o que ampliou a eficiência energética da tela, que é capaz de emitir uma quantidade muito maior de elétrons do que todas as tecnologias atuais.

O resultado é uma tela de alto brilho, excelente uniformidade da imagem e pureza de cores. Apesar de ter apenas cinco polegadas, o protótipo apresentado é uma seção de uma tela com definição de 1280 por 720 pixels, igual aos melhores monitores de computadores atuais e muito superior a qualquer padrão de TV.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Nanotubos
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos