Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Transístor laser está mais próximo da comercialização

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2005

Transístor laser está mais próximo da comercialização

Milton Feng e Nick Holonyak deram mais um passo rumo à comercialização do seu transistor emissor de laser. Primeiro eles criaram um transístor capaz de emitir luz; a seguir, eles fizeram com que ele emitisse feixes laser; agora eles conseguiram fazê-lo funcionar a temperatura ambiente, um passo essencial para tirar o novo componente dos laboratórios e trazê-lo para as aplicações práticas.

As duas descobertas iniciais também foram notícia aqui no Inovação Tecnológica. Veja Cientistas criam transístor emissor de luz e Transístor emissor de luz agora emite raio laser.

"Nós demonstramos que o transístor laser, mesmo em seus estágios iniciais de desenvolvimento, é capaz de funcionar a temperatura ambiente a uma velocidade de 3 gigahertz," diz o Dr. Holonyak. "Nós esperamos que o componente vá funcionar a velocidades muito mais altas quando ele estiver totalmente desenvolvido, podendo então ter um papel importante nos circuitos que integram eletrônica e fotônica."

O novo transístor poderá simplificar o processamento de sinais, permitir comunicações sem fio de banda larga e gerar circuitos eletrônicos e ópticos de alto desempenho.

A pesquisa foi publicada no exemplar de 26 de Setembro da revista Applied Physics Letters.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Raios Laser
  • Semicondutores
  • LEDs

Mais tópicos