Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sensor intradérmico detecta níveis de glicose no sangue

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2005

Sensor intradérmico detecta níveis de glicose no sangue

Cientistas apresentaram um minúsculo sensor de glicose sem fios, criado para ser inserido sob a pele. O nível de glicose do sangue pode ser lido por um equipamento portátil, sem a necessidade das chatas picadas no dedo. Pessoas portadoras de diabetes devem monitorar continuamente seu nível de glicose, a fim de ajustar a quantidade de insulina a ser tomada diariamente.

O protótipo, criado pelo Dr. Craig A. Grimes, da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, tem a espessura de um fio de cabelo e é composto por uma barra central, cruzada por uma série de 10 barras de tamanhos decrescentes. O formato lembra uma harpa em miniatura.

As barras são feitas de um vidro metálico magnetoresistivo - um material que altera seu formato com a aplicação de um campo magnético e que gera um campo magnético quando muda de formato - recoberto com um polímero que reage a alterações na acidez do meio em que se encontra. O revestimento recebe ainda uma camada de oxidase de glicose, a enzima que reage com a glicose.

A cobertura sensível à acidez faz com que o dispositivo inche ou se encolha, alterando sua massa de acordo com a acidez à sua volta. O ácido que causa a alteração de formato do dispositivo surge da reação da glicose com a oxidase de glicose, gerando o ácido glucônico.

Quando um campo magnético externo é colocado próximo ao sensor, ele vibra numa freqüência que depende de sua massa. Uma bobina magnética pode ler o fluxo magnético do sensor e determinar a quantidade de glicose no sangue.

O detector, atualmente do tamanho de um telefone celular, ainda poderá ser miniaturizado, podendo chegar ao mercado do tamanho de um relógio de pulso. Ainda não há previsão para sua comercialização.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores

Mais tópicos