Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

MEMS chegam aos leitores de códigos de barras

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/10/2005

MEMS chegam aos leitores de códigos de barras

Leitores de códigos de barras já são tão comuns que, na maioria das vezes, nem os notamos. Embora isso seja desagradável no interior de um supermercado, onde precisamos deles para consultar o preço dos produtos, quanto menor o leitor, melhor ele se adaptará a utilizações no ambiente industrial.

Além do tamanho, as rápidas linhas de produção industriais também têm exigências quanto à velocidade de leitura. Um leitor de código de barras voltado à automação, deve ser capaz de um volume de leituras muito superior aos leitores "manuais" dos caixas de supermercados.

Para resolver os dois problemas, a empresa norte-americana Intermec decidiu investir nos MEMS ("Micro-ElectroMechanical Systems"), minúsculos equipamentos construídos com a mesma tecnologia utilizada na fabricação dos chips de computadores.

O resultado é um leitor de códigos de barras a laser diminuto, leve e cerca de 40 vezes mais rápido do que os equipamentos convencionais. A separação entre a óptica da emissão do laser e de sua leitura, também permite que o novo equipamento tenha maior sensibilidade, operando em ângulos grandes e com códigos de barras de baixo contraste.

Apesar do advento das etiquetas inteligentes, ou RFID, os especialistas são unânimes em afirmar que as etiquetas dotadas de chip não substituirão integralmente os códigos de barras. Eles deverão conviver por anos, antes que seja possível saber-se com certeza onde uma tecnologia será mais eficiente e mais econômica do que a outra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Internet das Coisas
  • Raios Laser
  • Processos Industriais
  • Visão Artificial

Mais tópicos