Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Circuitos elásticos poderão ser a nova onda na eletrônica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/12/2005

Circuitos elásticos poderão ser a nova onda na eletrônica

Pesquisadores da Universidade de Illinois, Estados Unidos, desenvolveram uma nova forma de silício - o material com que são feitos os chips de computador - que é totalmente elástica. Esse silício elástico poderá ser utilizado para a fabricação de chips e dispositivos eletrônicos sobre substratos de borracha.

Silício elástico

O novo silício é do tipo monocristalino, com cristais micrométricos com formato de onda. Os pesquisadores criaram diodos e transistores, os principais componentes eletrônicos básicos. Mas outros componentes poderão ser construídos utilizando-se a mesma técnica.

"O silício elástico oferece possibilidades diferentes daquelas que podem ser alcançadas com os chips de silício tradicional," explica John Rogers, um dos membros da equipe que descobriu o novo material e co-autor do artigo que foi publicado na revista Science.

Circuitos eletrônicos elásticos e dobráveis poderão ser utilizados em sensores e no controle de músculos artificiais e tecidos biológicos, apenas para citar alguns exemplos.

Circuitos eletrônicos flexíveis

Para criar o silício elástico, os pesquisadores inicialmente construíram circuitos na forma de fitas ultrafinas sobre uma pastilha de silício, utilizando os métodos tradicionais de fabricação de chips. Então eles desenvolveram uma técnica especial para extrair esses circuitos da sua base de silício tradicional. Os "circuitos-fita" resultantes têm cerca de 100 nanômetros de espessura.

A seguir, um substrato plano de borracha foi esticado e montado sobre as fitas. Ao se puxar e retirar a borracha, os circuitos eletrônicos ficam grudados sob ela. Liberando-se o stress da borracha, a fita de circuitos eletrônicos assume uma forma bem definida de ondas.

"O sistema resultante de componentes eletrônicos ondulados, integrados sobre a borracha, representa uma nova forma de eletrônica elástica e de alto desempenho," diz Young Huang, outro pesquisador da equipe.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Semicondutores
  • Microeletrônica
  • Processadores

Mais tópicos