Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Equipamento óptico avalia qualidade das plaquetas em transfusão de sangue

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/02/2006

Equipamento óptico avalia qualidade das plaquetas em transfusão de sangue

Pesquisadores da Universidade British Columbia, Canadá, desenvolveram um novo equipamento óptico capaz de medir a qualidade das plaquetas do sangue - um componente chave do sangue em transfusões, responsável pela coagulação e pelo estancamento de hemorragias.

As plaquetas têm o menor tempo de armazenamento entre todos os componentes do sangue, porque a refrigeração inibe seu funcionamento. Além disso, embora plaquetas com menos de cinco dias sejam viáveis, há variações em sua qualidade.

Atualmente, não há testes de rotina para medir a qualidade das plaquetas. Os padrões mundiais estabelecem que as plaquetas devem ser utilizadas em até cinco dias, para se evitar o risco de infecção. O novo monitor, batizado de DLS-PM ("Dynamic Light Scattering Platelet Monitor"), permitirá que as plaquetas sejam utiizadas em períodos entre 8 e 14 dias, dependendo das práticas de armazenagem.

O equipamento, desenvolvido pela médica Elisabeth Maurer e pelo engenheiro Keddie Brown, utiliza técnicas ópticas para medir a qualidade das plaquetas do sangue.

Um feixe de luz é emitido sobre uma pequena amostra de plaquetas, que refletem a luz em todas as direções. Um programa de computador analisa os padrões da luz difratada, que determinam alterações no formato e na temperatura das plaquetas, além de micropartículas liberadas por elas ao longo do tempo. Esses dados permitem estabelecer a qualidade das plaquetas naquela amostra e determinar sua viabilidade.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Fotônica

Mais tópicos