Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Holograma sensorial em lente de contato monitora diabetes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/03/2006

Holograma sensorial em lente de contato monitora diabetes

Cientistas da Universidade de Cambridge, Inglaterra, desenvolveram um novo tipo de sensor baseado em hologramas. O "holograma sensorial", como foi batizada a tecnologia, relata suas leituras através da mudança da cor da luz refletida pelo holograma.

A quase totalidade dos sensores, qualquer que seja sua utilidade ou a medição que ele faça, relata suas leituras por meio da alteração de suas características elétricas. A seguir, um circuito eletrônico específico lê essas características, informando qualquer alteração detectada pelo sensor.

A alteração do comprimento de onda da luz refletida por um holograma abre novas possibilidades de utilização dos sensores. Por exemplo, um sensor de nível de glicose poderá ser incorporado em uma lente de contato. Como não há necessidade de aparato elétrico ou eletrônico conectado ao sensor, tudo o que será necessário fazer será verificar a medição do sensor vendo-se a cor do holograma.

E é justamente isto que os cientistas agora planejam fazer. Eles fundaram a empresa "Sensor Hologram" e se juntaram a outros pesquisadores, da Universidade de Bath, também na Inglaterra, para desenvolver a nova lente de contato para leitura de níveis de glicose em pessoas portadoras de diabetes.

Hoje, os diabéticos têm que retirar amostras de sangue, por meio de picadas incômodas e doloridas. Mas o nível de glicose no sangue também pode ser medido pela sua concentração na lágrima. Ao invés de tomar uma agulhada, tudo o que o paciente precisará fazer será se aproximar de um leitor óptico, que verificará a cor do holograma em sua lente de contato.

Os cientistas esperam começar os testes clínicos do seu holograma sensorial em cerca de dois anos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Holografia
  • Sensores

Mais tópicos