Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nova tela flexível colorida tem 9 polegadas e apenas 0,29 mm de espessura

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/06/2006

Nova tela flexível colorida tem 9 polegadas e apenas 0

A empresa japonesa Bridgestone, mais conhecida pela atuação no ramo de pneus, anunciou o desenvolvimento de uma tela colorida flexível que, segundo ela, é a mais fina e flexível já fabricada. A tela se insere na categoria de "papel eletrônico".

Em Março de 2002, a empresa havia anunciado o desenvolvimento de um líquido eletrônico pulverizável, um material que poderia ser uma alternativa aos tradicionais LCD ("Liquid Crystal Displays"). Mas o projeto para a utilização da nova tecnologia para a fabricação de uma tela flexível só começou em 2004.

A tela agora lançada utiliza painéis inteiramente de plástico, ao contrário dos LCD, que utilizam vidro. E, como retém as imagens mesmo na ausência de energia, a nova tela deverá consumir muito menos energia do que as telas tradicionais.

A nova tela foi batizada de QR-LPD: "Quick Response Liquid Powder Displays", ou telas de líquido pulverizável de resposta rápida.

A empresa resolveu o problema da distorção nas imagens quando a tela é dobrada, utilizando uma estrutura com nervuras. Isto permitiu a construção de protótipos com até 9 polegadas e uma espessura de apenas 0,29 mm.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • Polímeros
  • Computadores

Mais tópicos