Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Fotodetectores ultrasensíveis à luz podem ser pintados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 26/07/2006

Fotodetectores ultrasensíveis à luz podem ser pintados

Cientistas da Universidade de Toronto, Canadá, criaram um novo tipo de sensor óptico dez vezes mais sensível do que os melhores sensores hoje fabricados. E utilizando uma técnica muito mais barata, que não depende dos puríssimos cristais empregados na fabricação dos sensores de câmeras fotográficas e equipamentos de imageamento médico.

Ao invés dos caros métodos de litografia, os novos sensores poderão ser simplesmente "pintados". Esta é a primeira vez que um dispositivo semicondutor "líquido" ultrapassa o desempenho dos componentes feitos a partir de cristais puros crescidos artificialmente.

Para fabricar os novos componentes, os pesquisadores cozinharam pontos quânticos - partículas semicondutoras que medem apenas alguns nanômetros de diâmetro - em ácido oleico, o principal componente do óleo de oliva.

Uma gota da solução foi colocada sobre uma lâmina de vidro contendo uma estrutura de eletrodos de ouro e dispersa por meio de um processo chamado de espalhamento rotativo ("spin-coating"). A gota se transformou então em uma película semicondutora contínua e homogênea.

Esse filme líquido foi então mergulhado por duas horas em metanol. Uma vez evaporado o solvente, a lâmina de vidro ficou recoberta por uma camada de 800 nanômetros de espessura de nanopartículas altamente sensíveis à luz.

À temperatura ambiente, os fotodetectores são cerca de 10 vezes mais sensíveis aos raios infravermelhos do que os sensores atualmente utilizados em imageamento médico e em equipamentos de visão noturna.

Bibliografia:

Artigo: Ultrasensitive solution-cast quantum dot photodetectors
Autores: Gerasimos Konstantatos, Ian Howard, Armin Fischer, Sjoerd Hoogland, Jason Clifford, Ethan Klem, Larissa Levina, Edward H. Sargent
Revista: Nature
Data: 13 Jul 2006
Vol.: 442, 180-183
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sensores
  • Semicondutores
  • Fotônica
  • Energia Solar

Mais tópicos