Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tecnologia MEMS permitirá projetor em telefone celular

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/08/2006

Tecnologia MEMS permitirá projetor em telefone celular

Há décadas os engenheiros vêm tentando criar monitores de vídeo utilizando espelhos microscópicos montados sobre osciladores de silício. Afinal, a indústria já domina inteiramente o processo produtivo do silício, um material que é abundante e barato. O problema é que o silício não é flexível e, quando posto para oscilar, ele acaba se quebrando.

"Você precisa de algo incrivelmente forte para oscilar a uma freqüência de ressonância de 60.000 vezes por segundo - a taxa de atualização da maioria dos monitores, mas ele também precisa se dobrar um bocado para oferecer uma imagem de tamanho adequado," explica Shahyaan Desai, um estudante da Universidade de Cornell, Estados Unidos, que há três anos tenta construir um monitor baseado na tecnologia MEMS ("MicroElectroMechanical Systems").

Desai e seus colegas então resolveram utilizar fibra de carbono, um material incrivelmente forte e resistente - mas que é ao mesmo tempo muito flexível. Em comparação com o silício, as fibras de carbono são duas vezes mais duras e 10 vezes mais flexíveis.

As fibras de carbono consistem em folhas de carbono finíssimas que são enroladas e tecidas para formar fibras. Quando utilizadas na fabricação de peças de aviões ou quadros de bicicleta, essas fibras são embebidas em materiais compósitos, resultando em materiais que são mais fortes do que o aço, mas bem mais leves.

Os pesquisadores primeiro demonstraram que as fibras de carbono em escala micrométrica podem ser dobradas como se fossem minúsculas varas de pescar. Elas podem ser dobradas em até 90º e podem ser postas para vibrar bilhões de vezes por segundo sem se quebrar.

Eles então construíram um scanner óptico consistindo de um espelho retangular medindo 400 por 500 micrômetros, fixado por duas dobradiças de fibra de carbono de 55 micrômetros de comprimento. Posto para oscilar a 2,5 kHz, o minúsculo espelho fez um feixe de raios laser varrer uma amplitude de 180º, correspondendo a uma curvatura de 90º das fibras.

Um espelho oscilante como este pode ser utilizado para mover um feixe de laser ao longo de uma tela; um conjunto desses espelhos, um para cada linha horizontal, pode produzir uma imagem da mesma forma que é feito movendo-se um feixe de elétrons ao longo de uma tela de televisão.

"Será uma tela incrivelmente barata," diz Desai. E o dispositivo inteiro será pequeno o suficiente para ser construído em um telefone celular, conseguindo projetar uma imagem sobre uma parede.

Bibliografia:

Artigo: Carbon fibers as a novel material for high-performance microelectromechanical systems (MEMS)
Autores: Shahyaan Desai, Anil Netravali, Michael Thompson
Revista: Journal of Micromechanics and Microengineering
Data: July 2006
Vol.: Issue 7 16 1403-1407
DOI: 10.1088/0960-1317/16/7/038
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telas e Monitores
  • MEMS
  • Polímeros

Mais tópicos