Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Começam testes em humanos com chip que restaura visão

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/09/2006


Cientistas australianos anunciaram o início de testes em humanos de um chip que poderá ajudar a restaurar a visão de pessoas que ficaram cegas em razão de alguns tipos específicos de doenças.

O implante é feito inserindo-se minúsculos eletrodos na superfície posterior do olho. Uma corrente elétrica fluindo por meio desses eletrodos estimula as células da retina, uma finíssima e delicada camada de células responsáveis por nossa visão. A corrente elétrica é na verdade um sinal de vídeo captado por uma câmera de vídeo, instalada em óculos especiais.

Mas o aparelho ainda está muito distante de restabelecer a visão real de uma pessoa. Segundo o coordenador da pesquisa, Dr. Minas Coroneo, o implante é capaz de dar ao paciente uma "visão funcional", suficiente para que ele ande por uma sala sem bater nos objetos pelo caminho.

A equipe do Dr. Coroneo também está desenvolvendo um segundo tipo de aparelho, que poderá ser implantado diretamente na área do córtex cerebral responsável pela visão. Este implante visa atender aos pacientes que apresentam danos no nervo óptico ou na retina. Este equipamento, por enquanto, só está sendo testado em animais.

O anúncio acontece na mesma semana em que o órgão de saúde dos Estados Unidos (FDA) proibiu os testes em pacientes humanos com um dispositivo semelhante. Segundo as autoridades norte-americanas, os implantes ainda não oferecem segurança suficiente para os pacientes.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Sensores
  • Visão Artificial

Mais tópicos