Eletrônica

Antena óptica permitirá DVDs com até 3 terabytes de dados

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/10/2006

Engenheiros da Universidade de Harvard, Estados Unidos, criaram um novo dispositivo capaz de focalizar um raio laser em uma área mil vezes menor do que era possível até hoje. A área de focalização do laser é a única limitação para o aumento da capacidade de armazenamento de CDs e DVDs, já que somente é possível ler e escrever bits com tamanho no mínimo igual ao diâmetro do foco do laser.

Antena óptica permitirá DVDs com até 3 terabytes de dados

O dispositivo, chamado de antena laser plasmônica, é uma espécie de antena óptica. "A antena óptica coleta luz do laser e concentra essa luz em um ponto de alta intensidade, medindo alguns décimos de nanômetros," explica o cientista Ken Crozier.

Com uma espessura tão pequena, a antena óptica poderá ser utilizada para se escrever e ler bits muito menores do que os atuais, aumentando dramaticamente a densidade de armazenamento de dados - a quantidade de informações que se pode guardar numa determinada área. Os cientistas afirmam que um disco óptico, do tamanho de um CD, poderá atingir capacidades na faixa dos três terabytes - um terabyte é igual a mil gigabytes.

Antenas ópticas são muito menores do que as antenas convencionais, medindo apenas alguns nanômetros de comprimento. Elas operam na faixa visível e infravermelho do espectro eletromagnético, que possuem um comprimento de onda muito menor do que aqueles utilizados nas antenas Wi-Fi, por exemplo. Já a antena óptica plasmônica agora desenvolvida integra no mesmo dispositivo o laser e uma nanoestrutura metálica, responsável em lidar com os plasmons de superfície.

Além do armazenamento de dados, a nova antena óptica poderá ser útil em várias outras aplicações, como microscópios ópticos de campo, imageamento químico e espectroscopia. "Eventualmente, nós vislumbramos o laser integrado em novas sondas para a biologia na forma de pinças ópticas - que conseguem manipular objetos tão pequenos quanto átomos individuais," disse Crozier. "[Nossa antena] poderá ser utilizada na fabricação de circuitos integrados ou para testar a existência de impurezas durante o próprio processo de fabricação."

Bibliografia:

Plasmonic laser antenna
Ertugrul Cubukcu, Eric A. Kort, Kenneth B. Crozier, Federico Capassoa
Applied Physics Letters
31 August 2006
Vol.: 89, 093120 (2006)
DOI: 10.1063/1.2339286
Outras notícias sobre:

Mais Temas