Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Telescópio de áudio identifica e localiza pássaros pelo canto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/11/2006

Telescópio de áudio identifica e localiza pássaros pelo canto

Cientistas norte-americanos criaram um "telescópio de áudio", um conjunto composto por 192 microfones que é capaz de distinguir diferentes sons de pássaros, vindos de diversas direções, mesmo que os pássaros cantem ao mesmo tempo.

Construído por cientistas do instituto NIST e da Universidade de Missouri- Columbia, o telescópio de áudio foi projetado para operar em aeroportos, onde pássaros de diversos tipos causam acidentes fatais e prejuízos milionários todos os anos.

O novo equipamento, derivado de uma pesquisa anterior, que buscava desenvolver equipamentos para reconhecimento de voz em ambientes cheios de ruídos, consegue identificar pássaros por seus cantos e apontar sua localização.

Identificar os pássaros é importante porque nem todos representam riscos para a aviação. Muitas vezes, pousos e decolagens são interrompidos sem necessidade. Noutras vezes, a não interrupção causa danos às aeronaves e acidentes fatais - desde 1988, 194 pessoas morreram em acidentes aéreos causados por pássaros, em todo o mundo.

O telescópio de áudio consiste em um conjunto concêntrico de 192 microfones, montado paralelamente ao solo e rastreando os céus em busca dos trinados dos pássaros. Comparando o tempo de chegada do som aos diferentes microfones, o sistema consegue determinar a direção exata de onde o som se originou, sendo capaz de distinguir entre sons simultâneos que venham de diferentes direções.

Bibliografia:

Artigo: An automated acoustic system to monitor and classify birds
Autores: C. Kwan, K.C. Ho, G. Mei, Y. Li, Z. Ren, R. Xu, Y. Zhang, D. Lao, M Stevenson, V. Stanford, C. Rochet
Revista: Journal on Applied Signal Processing
Vol.: Vol. 2006
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Aviões
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos