Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sintetizada nova forma de germânio com propriedades optoeletrônicas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/12/2006

Sintetizada nova forma de germânio com propriedades optoeletrônicas

O elemento químico germânio não chamava tanto a atenção desde que começou a ser utilizado na fabricação dos primeiros transistores, há mais de 50 anos. Agora, cientistas conseguiram sintetizar uma nova forma do elemento que tem uma estrutura similar ao diamante e é extremamente leve.

A nova forma sólida do germânio possui uma cavidade em sua estrutura atômica, ou seja, seu cristal possui um espaço oco no interior. Além disso, ela é menos densa do que a forma comum do elemento e, a exemplo da propriedade bastante rara do gelo, ela flutua em seu próprio líquido.

A descobertas tem ainda duas outras grandes vantagens. Normalmente, os elementos com estrutura oca só podem ser produzidos sobre um substrato que preenche sua cavidade e lhes dá sustentação. Mas o germânio pode ser sintetizado com sua cavidade vazia. E, em segundo lugar, o método de produção é simples e escalável - pode ser utilizado para fabricar o elemento em grandes quantidades.

Semicondutores de baixa densidade são de grande interesse para a indústria eletrônica e são vistos como uma nova classe de materiais "high-tech". O germânio tradicional já possui milhares de aplicações, estando presente em virtualmente tudo o que é eletrônico, de aparelhos domésticos a computadores.

"A síntese dessa nova forma de germânio deverá nos abrir novas avenidas de pesquisas no semicondutor germânio," diz o cientista John Bear, da Universidade de Houston, Estados Unidos, que participou da pesquisa ao lado de colegas do Instituto Max Planck, Alemanha.

A nova forma do germânio tem o potencial para emitir luz, embora essa seja ainda apenas uma possibilidade teórica. Mas isso abre para o novo material uma grande possibilidade de utilização em aplicações de optoeletrônica - tecnologias que combinam luz e eletrônica.

Bibliografia:

Artigo: A Guest-free Germanium Clathrate
Autores: Arnold M. Guloy, Reiner Ramlau, Zhongjia Tang, Walter Schnelle, Michael Baitinger, Yuri Grin
Revista: Nature
Vol.: 443, 320-323
DOI: 10.1038/nature05145
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Semicondutores
  • Fotônica
  • Iluminação
  • Metais e Ligas

Mais tópicos