Eletrônica

Vórtices magnéticos mais próximos da utilização prática em discos rígidos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/12/2006

Vórtices magnéticos mais próximos da utilização prática em discos rígidos

Em setembro último, cientistas demonstraram que vórtices magnéticos tridimensionais poderiam ser utilizados para criar discos rígidos com capacidade de armazenamento na faixa dos terabits por polegada quadrada - centenas de vezes mais dados por área do que é possível se armazenar com os HDs de hoje.

Agora, cientistas do Instituto Max Planck, Alemanha, descobriram uma nova forma de alterar a polarização do núcleo desses vórtices magnéticos, criando uma técnica que poderá viabilizar a utilização prática dessas minúsculas estruturas magnéticas como bits para armazenamento de dados.

Os vórtices magnéticos são extremamente estáveis, o que é excelente para o armazenamento de dados. Mas isso traz um problema: para gravar neles, ou seja, fazer com que cada vórtice altere seu estado de "0" para "1" e vice-versa, era necessário uma grande quantidade de energia, na forma de um magneto muito poderoso.

O que os cientistas alemães descobriram foi como fazer com que as minúsculas "agulhas magnéticas" no interior do vórtices mudem de estado com uma quantidade de energia mínima e sem perdas.

O mecanismo foi batizado de reversão dinâmica do núcleo do vórtice. Um pulso de energia é utilizado para construir um campo magnético a determinados ângulos do vórtice, de forma que toda a estrutura seja forçada a executar um movimento conjunto de alteração de spin. Isso cria uma magnetização oposta na borda do vórtice original, virtualmente sem utilização de energia. O resultado é um par vórtice-antivórtice. O antivórtice cancela o vórtice original, restando apenas um vórtice com a polarização reversa.

O método utiliza 300 vezes menos energia do que era necessário até agora. Mas as pesquisas deverão continuar e avançar até que seja possível utilizar os campos magnéticos bem mais fracos presentes no discos rígidos atuais.

Artigo: Magnetic vortex core reversal by excitation with short bursts of an alternating field