Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

IBM anuncia chegada ao mercado do seu chip 3-D

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/04/2007

IBM anuncia chegada ao mercado do seu chip 3-D

A IBM anunciou que seus chips 3-D estão prontos para sair do laboratório, devendo estar disponíveis para seus parceiros na segunda metade de 2007 e chegar ao mercado no início de 2008. A empresa Tezzaron comercializa chips 3D desde 2003.

Chip IBM 3-D

A tecnologia da IBM foi batizada de TSV ("through-silicon vias", ou vias através do silício). Ao invés de dispor os componentes do chip sobre uma pastilha bidimensional, interligando-os por meio de fios, a nova tecnologia permite que os chips sejam montados em camadas, com a fiação sendo feita verticalmente através das próprias pastilhas empilhadas.

O resultado é uma diminuição radical da distância entre os componentes, o que deverá permitir a fabricação de chips muito mais rápidos e muito menores do que os atuais.

A tecnologia de interligação vertical através do silício também pode ser utilizada para o empilhamento de diversos chips independentes, otimizando o processo de miniaturização da eletrônica.

A técnica diminui a distância que a informação deve percorrer no interior dos chips em até 1.000 vezes, além de permitir a criação de até 100 vezes mais canais - as rotas pelas quais as informações fluem.

Chips de comunicação sem fio

A primeira aplicação da tecnologia de conexão vertical será na fabricação de chips de comunicação sem fio, que integram os amplificadores de potência das placas de rede sem fios e dos telefones celulares.

Mas a tecnologia de fabricação de chips tridimensionais deverá se expandir em direção as microprocessadores tradicionais, como aqueles que equipam os computadores e os supercomputadores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Microeletrônica
  • Miniaturização
  • Computadores

Mais tópicos