Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Intel irá utilizar nanotubos de carbono em seus chips

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/06/2007

Intel irá utilizar nanotubos de carbono em seus chips

A fabricante de microprocessadores Intel acaba de registrar um pedido de patente para utilizar nanotubos de carbono em seus chips. Ao invés de substituir os fios de cobre, trocando-os por nanotubos de carbono, a empresa planeja fazê-los funcionar em conjunto.

Condutibilidade térmica

Os nanotubos de carbono são minúsculas estruturas circulares feitas apenas de átomos de carbono. São como canos, cujas paredes têm apenas um átomo de espessura. Além de extremamente fortes e resistentes, os nanotubos de carbono possuem excepcionais propriedades elétricas e eletrônicas. Mas domá-los não tem sido fácil e sua utilização prática tem caminhado a passos lentos.

Agora a Intel planeja reforçar os finíssimos fios de cobre que unem os milhões de transistores existentes no interior dos chips. A idéia é aproveitar a propriedade de condutibilidade térmica dos nanotubos para dissipar melhor o calor e evitar danos aos fios de cobre.

Depositar os nanotubos de carbono sobre camadas de material isolante ao lado das trilhas de cobre deverá fazer com que a tensão térmica causada pelos pulsos de corrente elétrica seja diminuída, aumentando a vida útil das interconexões e dando maior durabilidade aos microprocessadores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processadores
  • Microeletrônica
  • Miniaturização
  • Nanotubos

Mais tópicos