Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Transistores totalmente transparentes abrem horizontes na eletrônica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/08/2007


Pesquisadores da Universidade Purdue, Estados Unidos, criaram transistores - os blocos básicos com que são construídos todos os circuitos eletrônicos - que são totalmente transparentes. Baseada em recursos da nanotecnologia, a descoberta abre caminho para uma gama enorme de novas aplicações, de telas flexíveis a monitores que funcionam nos pára-brisas de automóveis.

Nanofios transparentes

Os pesquisadores utilizaram ferramentas da nanotecnologia para criar os transistores, que foram construídos de nanofios, minúsculas estruturas cilíndricas medindo pouco nanômetros de espessura, montados sobre substratos de vidro e películas de plástico flexível.

"Os próprios nanofios são transparentes, os contatos que nós colocamos sobre eles são transparentes e o substrato de vidro ou plástico é transparente," diz o pesquisador David Janes. Outros pesquisadores já haviam construído transistores de nanofios antes, mas os eletrodos metálicos utilizados são opacos.

Circuitos eletrônicos transparentes

Circuitos eletrônicos totalmente transparentes poderão ser utilizados para a construção de telas e monitores em óculos, visores, pára-brisas de automóveis e em vitrines, para anúncios comerciais. Com uma conexão sem fios, dá prá imaginar assistir ao jogo de futebol no estádio vendo em uma mini-tela nos óculos o placar de outros jogos e até mesmo "replays" da própria partida.

O e-paper, ou papel eletrônico, também pode ter um novo impulso com circuitos eletrônicos totalmente transparentes. Ele passará a ser útil, por exemplos, em vitrines de shoppings, que poderão anunciar ofertas apenas programando-as no computador e enviando as imagens para a tela transparente no vidro das vitrines.

Transistores de película fina

Os microprocessadores atuais são feitos com uma tecnologia chamada CMOS ("Complementary Metal Oxide Semiconductor"), que exige altas temperaturas durante o processo de fabricação. Já as telas de cristal líquido, por exemplo, são feitas com transistores de película fina ("thin-film"), um processo que funciona a baixas temperaturas, permitindo que eles sejam incorporados em substratos plásticos.

O processo de fabricação dos transistores de película fina utiliza tecnologias conhecidas como silício amorfo e poli-silício. Há ainda outras opções, principalmente os chamados transistores plásticos ou orgânicos, assim chamados por conterem carbono em sua composição. A eletrônica orgânica em geral tem avançado constantemente, embora seu desempenho em termos de velocidade de processamento ainda fique aquém dos transistores tradicionais.

Transistores transparentes

Os novos transistores de nanofios transparentes juntam o melhor de cada uma dessas tecnologias. "Você consegue alcançar alta performance porque os próprios nanofios lhe dão algumas vantagens únicas de desempenho, e você pode continuar pensando em dispersá-los sobre grandes áreas para a construção de telas e monitores, cartões de crédito inteligente e outras aplicações," diz Janes

Os nanofios são transparentes porque são feitos de materiais que não absorvem luz na faixa visível do espectro eletromagnético. Na eletrônica atual, os transistores são conectados por minúsculos fios de cobre. Já nesta nova tecnologia, os próprios nanofios são os transistores. "Este é um tipo diferente de fio," explica Janes. "Ele está basicamente tomando o lugar do silício."

Bibliografia:

Artigo: Fabrication of Fully Transparent Nanowire Transistors for Transparent and Flexible Electronics
Autores: Sanghyun Ju, Antonio Facchetti, Yi Xuan1, Jun Liu, Fumiaki Ishikawa, Peide Ye, Chongwu Zhou, Tobin J. Marks, David B. Janes
Revista: Nature Nanotechnology
Data: June 2007
Vol.: 2, 378 - 384 (2007)
DOI: 10.1038/nnano.2007.151
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Eletrônica Orgânica
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Semicondutores

Mais tópicos