Eletrônica

Campos magnéticos podem ser manipulados com ondas sonoras

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/08/2007

A eletricidade tem nos elétrons a sua unidade básica - é o fluxo desses elétrons que está na base de todo o desenvolvimento tecnológico de nossa sociedade. Agora, cientistas acreditam que podem dar mais um salto tecnológico, aprendendo a manipular os campos magnéticos.

Vórtices magnéticos

As menores "entidades" magnéticas possíveis são chamadas de quanta do fluxo magnético, também conhecidas como vórtices. Cientistas do Instituto Paul Drude, na Alemanha, descobriram como manipular esses vórtices utilizando ondas sonoras.

A descoberta poderá gerar formas totalmente novas de se processar dados. A alternativa aos elétrons mais considerada até hoje é o spin dos próprios elétrons, que está dando seus primeiros passos rumo ao que poderá vir a ser um dia o computador quântico. A manipulação do fluxo magnético agora se torna outra alternativa.

Manipulando campos magnéticos

"Você não pode capturar elétrons individuais e a orientação de seus spins não é permanente," diz o Dr. Carsten Hucho, coordenador da pesquisa. Os dois problemas podem ser evitados utilizando as quanta de fluxo em supercondutores. Esses minúsculos campos magnéticos, também chamados de vórtices, permanecem estáveis por um longo período - teoricamente infinito.

"Nós acompanhamos um quantum de fluxo individual e agora nós podemos mover o fluxo," diz o Dr. Hucho. O movimento foi feito utilizando ondas acústicas. Os vórtices se movem com a onda acústica como se essa onda fosse uma correia transportadora.

Fluxtrônica

Como a manipulação dos elétrons criou a eletrônica e a manipulação dos spins criou a spintrônica, agora a manipulação dos vórtices acaba de criar a fluxtrônica.

Mas o Dr. Hucho avisa que foram lançadas apenas as primeiras bases do novo campo de pesquisas e "há ainda um longo caminho a percorrer," diz ele.

Artigo: Transport of magnetic vortices by surface acoustic waves