Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Tricorder ajudará a diagnosticar doenças em países pobres

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/08/2007

Tricorder ajudará a diagnosticar doenças em países pobres

Além do seu mau humor, o Dr. McCoy sempre carregava o seu tricorder, fazendo com que o tratamento de saúde dos personagens da série Jornada nas Estrelas sempre se resumisse a uma passagem do milagroso aparelhinho sobre o corpo - seja de um terráqueo, seja de um extraterrestre.

Tricorder low-tech

Agora, um grupo de estudantes norte-americanos e chineses construiu uma versão bem menos high-tech do tricorder, mas poderosa o suficiente para detectar uma série de problemas de saúde em populações de países pobres, que não têm acesso a exames clínicos.

O objetivo do projeto é desenvolver um equipamento médico multifuncional, portátil e capaz de detectar o maior número possíveis de sintomas nos pacientes, sem nenhum custo. Os primeiros resultados parecem promissores.

Diagnosticando doenças

O tricorder já é capaz de medir pressão sangüínea, temperatura, nível de oxigênio e açúcar no sangue, além de fazer um eletrocardiograma completo. Ele também pode ser utilizado para monitorar um processo de transfusão sangüínea. E todos os seus resultados podem ser enviados por conexão sem-fios para um computador central, para acompanhamento de um médico.

Por sua funcionalidade, o aparelho acaba de ser escolhido como um dos finalistas do concurso Mondialogo Engineering Award 2007, promovido pela Unesco e pela empresa alemã Daimler-Chrysler.

O equipamento inteiro não é muito maior do que um telefone celular. Ele foi desenvolvido para ser simples o suficiente para permitir ser operado por voluntários que tenham recebido um treinamento básico.

Pequeno, eficiente e simples, exatamente como o tricorder do Dr. McCoy. Com a diferença de que os pesquisadores não souberam afirmar se ele vai funcionar bem em extraterrestres.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Saúde e Reabilitação
  • Saúde e Reabilitação
  • Microeletrônica
  • Biochips

Mais tópicos