Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Antena de luz pode ser desligada e reconfigurada

Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/12/2007

Antena de plasma pode ser desligada e reconfigurada

Em um mundo que está se tornando cada vez mais wireless, as antenas finalmente parecem estar recebendo a atenção e o crédito que merecem.

Hoje, quando alguém compra um receptor, de qualquer tipo, dificilmente presta atenção àquele que certamente é o elemento individual mais importante de qualquer equipamento que dependa da recepção de ondas eletromagnéticas.

Antena de lâmpada

Agora, o engenheiro Igor Alexeff, da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, apresentou um projeto inovador - uma antena feita de luz. Mais especificamente, uma antena baseada no plasma formado no interior de uma lâmpada.

O gás no interior de uma lâmpada fluorescente é aquecido pela passagem da corrente elétrica até o ponto em que os elétrons são arrancados dos átomos, formando o plasma. Isso significa que os elétrons podem fluir livremente nesse gás quente, da mesma forma que fazem em uma antena metálica. Com a vantagem de que a antena de plasma pode ser desligada.

Antena múltipla e reconfigurável

A principal vantagem da antena de luz, contudo, é a possibilidade de sua conjugação, formando grandes antenas por meio da coordenação de vários elementos individuais.

Essa antena múltipla torna-se altamente versátil, na medida em que ela pode ser reconfigurada simplesmente desligando-se um ou mais de seus elementos.

Projeto de antenas

Para quem acredita que antenas são componentes simples, talvez seja surpreendente saber que projetar antenas é uma arte. Não existem fórmulas exatas para seu projeto e construção e é virtualmente impossível falar-se em "antenas ideais" - simplesmente porque elas são largamente fabricadas na base da tentativa e erro.

A NASA precisou desenvolver um programa de inteligência artificial para projetar uma antena mais eficiente para uma de suas missões - ou seja, para uma aplicação específica. Para outro exemplo da dificuldade de se projetar antenas, veja Engenheiro cria nova tecnologia para antenas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Antenas
  • Transmissão de Dados
  • Radiação Eletromagnética
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos