Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Motor de ação direta é alternativa plausível em projetos de automação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/04/2002

Motor de ação direta é alternativa plausível em projetos de automação

O desenvolvimento da automação criou uma série de situações nas quais é necessário mover pequenas peças, exigindo baixo torque dos motores. A novidade não está exatamente na tecnologia, uma vez que motores de ação direta têm sido largamente utilizados, principalmente em microcomputadores, estando em todos os leitores de disquetes há vários anos. O que é recente é a grande disponibilidade destes modelos, trazendo-os ao alcance dos projetistas em qualquer escala. Algumas empresas já oferecem o desenho e a produção de modelos sob encomenda.

Utilizados em aplicações sensíveis, os motores de ação direta, que podem ter poucos milímetros de espessura e alguns centímetros de diâmetro, eliminam a necessidade de engrenagens. Além de simplificar o projeto, aumenta-se a precisão e ganha-se em confiabilidade. Estes motores são sem-escovas, dotados de um estator em peça única e de um rotor multipolar, construído à base de NdFeB.

A alta precisão alcançada pelos motores de ação direta, abaixo de um mícron, já os coloca como alternativa aos motores de passo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Processos Industriais
  • Motores

Mais tópicos