Energia

LED branco estável poderá substituir lâmpadas incandescentes

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/05/2002

Engenheiros da GE, chefiados pelo Dr. Anil Duggal, desenvolveram um LED que emite luz branca estável. Os LEDs brancos até hoje construídos utilizam uma combinação de átomos e moléculas com diferentes níveis de energia, o que faz com que emitam luz de vários comprimentos de onda, simulando a luz branca. No entanto, esses diferentes materiais utilizados em sua fabricação degradam-se de maneiras também diferentes, fazendo com que o espectro de luz emitido varie com o tempo, impedindo sua utilização prática na iluminação.

A equipe do Dr. Duggal resolveu este problema utilizando uma técnica que gera luz em diversos comprimentos de onda a partir de um único material. Um LED orgânico, que emite luz azul, foi colocado com a face emissora grudada em um substrato de vidro. Do outro lado do vidro foram depositadas camadas de polímeros com partículas de fósforo. Quando a luz azul atravessa as camadas de polímeros, alguns fótons são quebrados em dois pelas partículas de fósforo, cada um deles com um comprimento de onda maior. À medida em que os fótons azuis restantes e os novos fótons gerados encontram novas camadas de polímero, o processo se repete sucessivamente. Ao finalmente sair do polímero, o feixe de luz consiste em uma grande variedade de comprimentos de ondas, ou seja, luz branca.

Como se baseia em um único tipo de molécula, os pesquisadores acreditam que o novo LED poderá ser facilmente produzido em escala industrial, a preços bastante baixos.